Equipa
O nosso team é uma mistura de talentos, todos com muita experiência profissional, com diferentes backgrounds mas unidos pela dedicação à missão da Cascais School Of Arts & Design.
Temos verdadeiras estrelas, nacionais e internacionais e podes contar com o seu conhecimento único nas áreas que leccionam, para te preparar para um dia teres um portfólio tão bom ou melhor que o deles.

Miguel Robalo
Cinema & Fotografia
Nasceu em Lisboa em 1965, termina o Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema na área de Imagem em 1992. Desenvolve uma longa carreira como assistente de imagem e operador de câmara onde trabalha com inúmeros realizadores e directores de fotografia nacionais e internacionais. Desde 2010 dedica-se à Direcção de Fotografia nas diferentes áreas desde a ficção à publicidade passando pelo documentário e video-clip produzidos em diversos continentes. Alguns desses projectos recebem galardões como “Os Olhos de André”no Indie Lisboa, “A Língua” no Avanca Film Festival, e a série “MadrePaula” considerada a melhor série de TV nos Prémios Sophia.

Filipa Malho
Design de Moda
Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, conta também com formação em Design Têxtil e Joalharia. Foi costume designer da Lemon Iberia, fashion designer da Christophe Sauvat e editora de moda da Revista Rua Mag.
Iniciou- se no cinema e teatro, com a criação de figurinos e acessórios. Na área de moda, conta com vários anos de experiência profissional em empresas internacionais, mais precisamente com o mercado Europeu e Americano.
As suas valências acompanham todo o ciclo de vida do produto, desde o desenvolvimento de coleções, à produção e distribuição, incluindo o contato com agentes e buyers.
É neste momento investigadora no CIAUD (Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Venceu o Concurso Jovens Criadores promovido pelo Clube Português de Artes e Ideias na área de Moda no ano de 2008.

Cláudia Manero
Coordenadora curso Design de Moda
Designer de Moda em diversas marcas Portuguesas do segmento infantil.
Designer de produto e gestora de projetos em empresas com produção para a Península Ibérica.
Fundadora e empresária da marca de moda ética e sustentável Mary Tale.
Expertise na criação e no desenvolvimento de coleções com foco em moda sustentável e na produção nacional.
Consultora de processos criativos para novos negócios, com foco na reinvenção dos caminhos sustentáveis e no desenvolvimento nacional da Moda Portuguesa.
Experiência como formadora e professora de design de moda em diversas instituições de ensino.

Camila Maissune
Coordenadora Visual and Digital Arts
Camila Maissune (Portugal/ Moçambique, 1985), tem Doutoramento em Arte e Cultura Visual (Entre matéria e metáfora. Estéticas e políticas do Oceano na arte contemporânea) e Mestrado em Arte e Cultura Visual (Fotografia Contemporânea de Prisão: corpos, dores e afectos), ambos pela Universidade Federal de Brasília, Faculdade de Artes Visuais (Brasil) e Licenciatura em Ciências Sociais e Antropologia Visual, pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Atualmente, trabalha como editora independente, colaborando com instituições como o MAAT - Museu de Arquitetura, Arte e Tecnologia e as Galerias Municipais de Lisboa. É co-fundadora e diretora da WATA Publishing, bem como diretora de Publicações e Coordenadora de Residências Artísticas da Re_ Act Contemporary.
Fez parte da Coordenação de Residências Artísticas no Hangar - Centro de Investigação Artística (Lisboa) e, como Editora Assistente desenvolveu publicações como Atlantica: Contemporary Art from Mozambique and its Diaspora (2020); Keynotes (2021); Contemporary Art from Cabo Verde, São Tomé and Príncipe and Guinea-Bissau (no prelo).
A título pessoal desenvolveu projetos e práticas artísticas no contexto da antropologia visual, apresentados em instituições como Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (Brasil), AFRICADOC (Senegal); Dockanema, Festival Internacional do Cinema-Documentário (Moçambique); entre outros.

Luis Rosa
Design de Interiores

Sandra Dias
Design de Moda
Formou-se em Design de Moda com especialização em Comunicação e Moda no IADE. É fundadora e diretora criativa do site sobre moda e sustentabilidade – www.terramotto.com. Trabalha simultaneamente como consultora de moda e stylist. Foi designer assistente de José António Tenente. Trabalhou em Paris no gabinete de tendências Promostyl. Em 2002 integrou a equipa fundadora da revista Vogue Portugal, como assistente de moda. Posteriormente trabalhou como freelance stylist. De 2009 a 2018 foi editora de moda da revista LuxWoman.

Alexandra Gralho
Design de Moda
Licenciada em Design de Moda pela FA-UL possui uma vasta experiência na indústria de moda nacional e internacional.
Mestre em Marketing (ISCTE), pós-graduada em Gestão de Marcas (INDEG) e outra especialização em Inovação na Distribuição e no Retalho (UCP) aprofundaram o seu conhecimento global nesta área.
No seu percurso especializou-se em pesquisa de tendências, planeamento e gestão de coleções e desenvolvimento de produtos.
Consultora em marcas e implementação de novos produtos na área do retalho de moda.
Cedo descobriu a paixão pelo ensino tendo abraçado a experiência como docente em várias escolas.

Francisco Villa-Lobos
Coordenador curso Cinema
Produtor cinematográfico premiado internacionalmente, Francisco Villa-Lobos licenciou-se em Produção Cinematográfica naEscola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1990).
Após trabalhar vários anos como assistente de realização, nomeadamente com Manoel de Oliveira e Raúl Ruiz, estabeleceu-se como produtor, primeiro em Portugal e seguidamente em França, tendo produzido filmes realizados por Pedro Costa, Luís Fonseca, Edgar Pêra, Vimukhti Jayasundara ou Wang Bing entre outros.
Produzidos além de Portugal, em França e Itália ou em países tão diferentes como Moçambique, Sri Lanka ou a China, os seus filmes marcaram presença e ganharam prémios em festivais como Cannes, Veneza ou Locarno entre muitos outros, tendo estreado em sala em Portugal e no estrangeiro com vasta aclamação crítica.
É ainda o primeiro produtor português a ver alguns dos seus filmes editados mundialmente em DVD pela prestigiada editora Criterion.

Marcos Barbosa
Coordenador Artes
Diretor Artístico da Escola do Largo. Foi diretor do Teatro Oficina de Guimarães, programador das Artes Perfomativas de Guimarães Capital Europeia de Cultura. Foi professor de Teatro na Universidade de Nuevo Leon, na Iberoamericana, no Instituto Andrés Soler (México) e na Universidade do Minho. Encena teatro e ópera, com especial incidência no desenvolvimento da dramaturgia contemporânea. É também diretor artístico do centro internacional de dramaturgias da Guarda.

Bárbara Osório
Design de Interiores
Licenciada em Relações Internacionais na Universidade Lusíada, mas sempre viveu rodeada de tecidos. Quando terminou o curso esteve um ano a trabalhar em Londres na conhecida marca de tecidos Designers Guild.
No regresso a Portugal trabalhou na Pedroso&Osório durante 20 anos, onde desenvolveu a coleção própria da empresa, que representava já várias marcas importantes da área. Trabalhou como directora criativa nesta empresa onde criou várias colecções ao longo dos anos para os mercados nacional e internacional. Em 2017 criou marca própria marca. Neste momento tem a Coleção Bárbara Osório Fabrics espalhada pelo mundo e muito trabalho pela frente. Adora tecidos, texturas, composições, cores e padrões.

Inês Antunes
Coordenadora curso Design de Interiores
Licenciada em Arquitetura pelo Politécnico de Milão em 2002 e Doutorada em Arquitectura, Cidade e Design pelo IUAV de Veneza em 2012 com bolsa pela Universidade de Genova e pela FCT - Fundação Ciência e Tecnologia.
Entre 2003 e 2005 colaborou no atelier RicciSpaini em Roma, onde realizou diversos projectos em co-autoria.
Tem exercido actividade docente em cursos, workshops e seminários em várias universidades, entre as quais a Universidade Moderna de Lisboa, a Universidade de Génova e a Universidade de Cagliari.
Co-fundadora do [i]da arquitectos, atelier de arquitectura dedicado a estudos e projectos de arquitectura, urbanismo e reabilitação urbana. Os seus trabalhos têm sido distinguidos em diversos concursos internacionais de arquitectura e foram objecto de publicação em livros e revistas nacionais e internacionais.

Paulo Arraiano
Coordenador Visual and Digital Arts
Paulo Arraiano [n. 1977, Portugal] é um artista plástico com base em Lisboa. Licenciou-se em Comunicação pelo ISCEM (Lisboa) e frequentou Artes Plásticas na Ar.Co – Centro de Arte e Visual (Lisboa). É também co-fundador da Re_act Contemporary, laboratório e programa de residência [Açores]; WATA Publishing e No.Stereo (artist-run platform). A sua prática relaciona-se com uma ideia de sismografia visual, medindo ondas relativas a novos paradigmas naturais, sociais e culturais, a sua pesquisa, entre matéria-não matéria, envolve corpo, paisagem e tecnologia, levantando questões sobre alterações climáticas, biosfera, extinção, transhumanismo e antropoceno.
Paulo Arraiano é representado pelas galerias Dimora Artica [Milão] e Uma Lulik_ [Lisboa] e conta com inúmeras exposições, individuais e colectivas, nacionais e internacionais, das quais se destacam Dimora Artica [Milão]; Maat (Lisboa); Museu Berardo (Lisboa); Uma Lulik_ (Lisboa) Pivô (S.Paulo); Museu d'Història de Catalunya (Barcelona); Hangar (Lisboa); Hawaii-Lisbon [Lisboa]; Balcony (Lisboa); Art Rotterdam [Roterdão]; Cidade das Artes Museum [Rio de Janeiro]; Mse de Angra do Heroismo [Açores]; Quartier-General, Centre d’art Contemporain [La Chaux-de-Fonds]; Aeroplastics Contemporary [Bruxelas]; Petra Gut Contemporary [Zurique]; TAL Gallery [Rio de Janeiro]; ArtRio [Rio de Janeiro]; The Dot Project (Londres]; Palácio da Pena [Sintra]; Forty/Forty [Varsóvia]; Galeria Graphos [Rio De Janeiro]; Museu do Côa [V. N. Foz Côa]; ArtWhino [Washington DC]; Hifa, Harare International Festival Of Art [Zimbabwe]; Câmara Municipal do Porto [Porto]; ; Museé d’Art Moderne [Luxembourg], Scope/Miami Basel [Miami]; National Building Museum [Washington DC]; P28 [Lisboa] entre outras. Participou em programas de residência e festivais como Loop [Barcelona]; Hangar (Lisboa); Fuso Videoarte [Lisboa]; Pico do Refúgio [Açores]; Walk & Talk [Açores]; Transforma [Torres Vedras]; LAC [Lagos] Dutch Design Week [The Netherlands]; Atemporal (Rio de Janeiro); entre outros. Os seus trabalhos estão representados em várias colecções públicas incluindo o Museu CAC Málaga; [Espanha]; Luciano Benetton Collection [Italia]; Quartier-General Arts Center [Suiça]; Museu de Angra do Heroísmo [Açores]; Sztuki Zewnetrznej Foundation [Polónia]; Grupo Pestana [Portugal]; Fundação D. Luís / Bairro dos Museus [Portugal]; MARCC [Portugal] e inúmeras colecções privadas.

Sofia Silva
Coordenadora Design de Hotéis e Restaurantes
Apaixonada por padrões, cores e texturas, desde tenra idade, Sofia Silva é uma jovem arquiteta e designer de interiores portuguesa com um sólido percurso e experiência internacional. Antes de rumar ao Oriente em 2013, Sofia formou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com um Mestrado Integrado em Arquitetura, com o tema “A Curadoria de Arquitectura: Como mote de Cultura, Arquitectura e Cidade”.
Ao longo da última década, Sofia colaborou com diversos estúdios internacionais baseados em Shanghai e Singapura, como Diretora Criativa, especializando-se em arquitetura de interiores, nos sectores da Hotelaria, F&B (Food & Beverage) e residencial. Durante este período, teve o privilégio de trabalhar com grandes marcas, como Six Senses, Hilton, Accor, entre outros e ainda Chefs de cozinha galardoados com Estrelas Michelin.
Os seus trabalhos e projetos estão espalhados por cidades tao diferentes como Shanghai, Singapura, Melbourne, Hong Kong, Hannoi, entre outras.
Em 2018, paralelamente à sua atividade na Ásia, Sofia criou a sua própria marca e estúdio sediado em Portugal, procurando criar uma ponte entre o velho continente europeu e o fervilhante e dinâmico bloco oriental.