O corpo humano expandido

Preenche para receberes mais informação

Mais informação

O corpo humano expandido

Este workshop da artista investigadora Mariana Dias, pretende desenvolver uma reflexão através da prática artística, sobre a noção de ‘corpo (humano) expandido’, um corpo que se expande além dos seus contornos aparentes e que se torna perceptível através da escuta atenta e acutilante. Assim, serão inicialmente levantadas as seguintes questões:

Como podemos apreender a noção de ‘corpo (humano) expandido’, compreendendo a dimensão e forma do seu organismo? De que forma a ‘escuta’, como acto perceptivo e fundamental, pode servir este propósito? Como podemos expressar a ‘imagem sonora’ de um ‘corpo (humano) expandido’? Serão apresentadas referências artísticas que se relacionam com esta noção de ‘corpo (humano) expan- dido’, provocando uma discussão acerca destas ideias, inquirindo: quais os limites deste corpo que se estende através do som?; o que o distingue e onde se funde com os outros seres que habitam o planeta?; até onde se expande um corpo humano?

Com esta base de reflexão, os participantes serão incentivados a expressar as suas ideias acerca do tema proposto, explorando práticas artísticas audiovisuais da forma que entenderem ser a mais adequada. 

Sobre o autor

Mariana P.C Dias (UL, FBA, CIEBA)

Artista Intermedia e investigadora, com mestrado em Arte Multimédia, pós-graduação em Arte Sonora e licenciatura em Design de Comunicação.
O seu trabalho artístico desenvolve-se no campo da arte sonora, vídeo experimental, arte performativa e instalação audiovisual. Centrada nos estudos do Som, mais especificamente na Ecologia Acústica, o seu trabalho é motivado pelo desejo de contribuir para equilibrar o peso entre as ‘imagens sonoras’ e as ‘imagens visuais’ na nossa percepção do mundo.
Actualmente é doutoranda em Belas Artes/Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o seu projecto de investigação artística intitulado "Antropofonia/ escutar a paisagem sonora de um 'corpo (humano) expandido', a partir da prática do vídeo performático" procura uma relação equilibrada entre ‘imagens visuais’ e ‘sonoras’ em função da percepção de um corpo humano invisível que se apreende através do som, utilizando as práticas da Soundscape Composition e do ‘vídeo performático’.

A quem se destina

Para todos os interessados na pertinência do som para a criação audiovisual. 

Nível de conhecimentos: iniciante. 

Não são exigidos conhecimentos mínimos sobre os temas apresentados. No entanto, aconselham-se conhecimentos básicos de utilização de softwares de edição de vídeo (adobe premiere, final cut, imovie, movie media maker, etc). 

Materiais necessários: 

Cada participante poderá trazer consigo o material a que tiver acesso e / ou que lhe for mais confortável para se expressar: máquinas fotográficas ou de filmar, gravadores de som, telemóveis, etc. Serão também disponibilizados aos participantes alguns dispositivos de gravação de som e imagem para poderem utilizar. 



Programa do curso

Apresentação de referências artísticas relacionadas com a noção de ‘corpo (humano) expandido’, termo principal de reflexão neste workshop, que podem servir de inspiração para os participantes. Entre os artistas referidos, estarão: Nam June Paik, Bruce Nauman, Michael Snow, On Kawara, Pipilotti Rist, Cláudia Martinho, Maile Colbert.

No final do dia, será lançado o desafio proposto para o dia seguinte: a recolha e organização de sons como material plástico para compor este corpo que se vê a partir do som.

“Trabalho de campo”: recolha de sons Utilização de gravadores para a recolha dos sons necessários para a composição expressiva da noção de ‘corpo (humano) expandido’.

“Trabalho de campo”: recolha de imagens Os participantes serão convidados a recolher imagens com recurso a câmaras de filmar (usando os telemóveis ou outros dispositivos disponíveis) que considerem significativas para a sua composição expressiva da noção de ‘corpo (humano) expandido’.

Breve introdução aos softwares de montagem. Montagens audiovisuais e experimentações sobre as relações entre os sons e imagens recolhido/as pelos participantes.

Apresentações das propostas criadas por cada participante e partilha de reflexões.