Desenho de Modelo Nu

Preenche para receberes mais informação

Mais informação

Desenho de Modelo Nu

Pretende-de que durante este workshop o formando adquira conhecimentos, ferramentas e competências necessárias para captar a essência da figura humana, estimulando um percurso e projecto pessoal. O registo do corpo humano na Arte é ancestral, tendo raízes na prática da observação e representação do modelo humano e sendo ainda hoje uma das componentes básicas da formação artística contemporânea.

Pretende-se também desenvolver a prática inventiva e projetual do desenho. Desenvolver a experiência gráfica a partir do estudo das atitudes do corpo humano.

Compreensão das estruturas complexas. Análise do modelo vivo e o seu registo através da observação directa, da descoberta da sua morfologia e da expressão própria de cada indivíduo. Compreensão da estética, dos processos e materiais de registo e da composição.

A aquisição de uma visão critica do trabalho. 

A quem se destina

Artistas, pintores, designers, escultores, arquitectos, artesões e pessoas com interesses nas práticas artísticas com habilitação não inferior ao 9° ano e idade não inferior a 18 anos. 

Materiais necessários

Papel A1 e A2 

Grafite em barra e em lápis 

Borracha

Pincéis 

Tinta da china 

Aguarelas 

Carvão 

Programa do curso

Desenvolver a pratica inventiva e projetual do desenho. 

Desenvolver a experiência gráfica a partir do estudo do corpo humano e as suas atitudes. -Saber aplicar o conhecimento de estruturas complexas.

Analisar o modelo vivo e o seu registo através da observação direta. 

Conhecer a morfologia e expressão própria de cada indivíduo.

Melhoramento do uso dos materiais de registo empregues no desenho, compreensão do seu uso, plasticidade e expressividade. 

Exploração de técnicas de luz e sombra, claro/escuro.

Desenvolver práticas de composição. Desenho de pose por tempo cronometrado. 

Adquirir uma visão critica, discussão do trabalho realizado e apresentado.