Cursos Atelier
Um mês a fotografar

Este Workshop de Fotografia destina-se àqueles que, tendo já algum conhecimento sobre a técnica fotográfica, pretendam desenvolver um projecto fotográfico de tema livre e exercitar o sentido crítico do seu olhar.

No primeiro encontro cada formando deverá apresentar um conjunto de 15 a 20 das suas imagens pré-existentes e propor um tema e uma abordagem a que deseje dedicar o seu trabalho durante o workshop. Esta primeira apresentação ao grupo será a base da discussão que prosseguirá a cada encontro à medida que as novas imagens produzidas forem apresentadas e editadas com a participação activa e crítica dos outros formandos, no sentido de construir um portfolio coerente e original sobre o tema escolhido por cada um. 

Pretende-se que, à medida que este portfolio vá tomando corpo, as imagens sejam discutidas em grupo, tal como as questões de vária ordem que um projecto deste tipo pode apresentar: as dúvidas e as decisões tomadas, as escolhas de abordagem, o público alvo e a forma ideal de publicação de cada trabalho, num processo conjunto de desenvolvimento dos sentidos prático, crítico, criativo e interventivo de cada formando, com o objectivo de evidenciar os aspectos mais profundos e fundamentais de cada um dos temas.

Ao longo do Workshops serão também apresentados casos de fotógrafos, dos seus projectos e das diferentes abordagens a um projecto fotográfico ao longo da História, publicados em livro, revista ou online: Robert Capa, Walker Evans, Dorothea Lange, W.Eugene Smith, Eugene Richards, Matt Black entre outros.

No final do workshop pretende-se que cada formando tenha produzido um trabalho coerente, original e bem estruturado sobre o tema que escolheu e que tenha exercitado o seu ponto de vista crítico e o prazer da discussão em relação às escolhas e às imagens feitas, por si e pelos colegas.

Necessidades técnicas: cada formando deverá usar uma câmara fotográfica digital à sua escolha, um computador pessoal com software básico de organização e correcção de imagem e capacidade de exportação para uma pen drive a partir da qual as suas fotografias serão apresentadas nos encontros. Será necessária a disponibilidade do equipamento ao longo de todo o período do curso, uma vez que deverão produzir entre cada encontro as fotografias que serão objecto de discussão nos encontros e que farão parte do seu portfólio final.


Francisco Villa-Lobos
12 nov 2018
10 dez 2018
36 Horas
479,7€
Mais Informação