Cursos Atelier
Curso de Desenho para Arquitectura e Interiores
Curso de Desenho para Arquitectura e Interiores

O desenho à mão é a forma mais rápida e acessível de transmitir uma ideia para o papel. O esquisso torna-se, simultaneamente, numa síntese da ideia e/ou num princípio gerador da mesma.  Neste curso tem a oportunidade de aprender através de exercícios práticos, alguns realizados no exterior, onde vão fazer desenhos urbanos de observação, capturando em desenhos alguns dos espaços e edifícios da cidade. A frequência neste curso proporciona momentos de aprendizagem agradáveis e empolgantes, pois as técnicas são transmitidas através de exercícios práticos adequados a cada tema.

Destinatários
Todos os que pretendem aprender e treinar o desenvolvimento do traço, da representação e da capacidade de fazer sketch ou croqui à mão livre, com desenvoltura, de espaços e da arquitetura. Para estudantes ou profissionais de arquitetura, design de interiores ou de mobiliário, industrial, de produto e ilustração. Também para quem deseja aprender como hobby ou por ter atividades em que este tipo de desenho tem utilidade.

Objetivos
Saber observar e representar o espaço por meio do desenho à mão livre.

Demonstrar a inter-relação entre o indivíduo, o espaço e/ou o objecto.

Adquirir noções de proporção e perspetiva.

Saber utilizar e tirar partido dos diferentes meios riscadores e suportes.

No final do curso os participantes terão algumas competências e a confiança para representar à mão livre um espaço/um ambiente, explorando uma gama de diferentes temas em diversos materiais.

Benefícios
As competências visuais e de percepção que aprende neste curso são importantes para estimular o pensamento criativo e a resolução de problemas. 

Adquirir, ou desenvolver, a habilidade e a confiança para representar à mão livre um espaço/um ambiente, criando ou expressando as suas ideias em desenho. 

O que vai aprender
Conhecer materiais de suporte e meios riscadores
Observação do espaço e sua representação
Representação de objectos inseridos no espaço. 
Noções de proporção e perspectiva 
Conceitos associados a espaço e a luz
A mancha no registo gráfico
O esquisso como processo criativo e de expressão de um ideia e concepção da mesma
Processo de transformação de um espaço para acolher a exposição de obras de artes 

  • Forma de organização de um Portfólio

Prevê-se a realização de algumas sessões em espaços externos. Promovemos esta mobilidade não só pela sua pertinência com os temas que estão a ser abordados, como pelo prazer de usufruir da experiência de desenhar em diferentes espaços e em espaços públicos, e partilhando com um grupo. 

Material será necessário: 
 
- Bloco A4
- Bloco A3
- Tinta da china 
- Pincel 2 e 4
- Grafite 3B e 6B
- Aguarelas
- Borracha tipo "Rotring"
-Carvão



26 fev 2018
03 mar 2018
2ª, 4ª e 6ª - 14h30-18h30
32 Horas
Mais Informação