Cursos Especialização
Pintura e Escultura
Pintura e Escultura

INTRODUÇÃO
O Curso de Pintura e Escultura oferece conhecimentos práticos e teóricos de desenho, pintura e escultura para as atividades profissionais de diversas vertentes tais como as artes plásticas.
Para além das valências técnico-teóricas que o curso oferece, existe um enfoque particular na dimensão criativa que será estimulada.

OBJETIVOS
O estudante vai adquirir capacidades teórico/práticas de forma a otimizar o seu desempenho no campo das artes, nomeadamente na pintura e na escultura.
Os conhecimentos adquiridos neste curso vão garantir que o estudante terá capacidades para representar o real e desenvolver projetos na área da abstração, utilizando diversos materiais. A progressão nestas capacidades será desenvolvida também no exterior contemplando diferentes realidades e atmosferas tanto ao nível urbano como da paisagem.
A criatividade será estimulada de modo a garantir o desenvolvimento da expressão pessoal. Os estudantes vão adquirir conhecimentos teóricos sob vários formatos que acompanham as matérias práticas.
Conhecer várias técnicas e materiais tradicionais da pintura e da escultura; Treinar a perceção e a criatividade, no sentido de representar a realidade observada.
Representar a bidimensionalidade e tridimensionalidade da forma, do volume, da luz, da profundidade e da textura; Coordenar a visão com o movimento da mão durante o processo de desenhar; Aplicar de forma eficaz materiais, técnicas e estratégias de pintura e escultura; Identificar algumas obras de referência da história da pintura e da escultura; Conhecer alguns dos principais pintores e escultores portugueses e europeus; Analisar os próprios trabalhos e de outros de uma forma construtiva e positiva.

CONTEÚDOS
O curso de Pintura e Escultura proposto tem uma forte componente prática e criativa, privilegiando exercícios de Desenho, numa fase inicial, evoluindo depois para atividades no âmbito da Pintura e Escultura.
Serão abordadas técnicas de pintura, nomeadamente exploração de técnicas e de materiais atuantes como a grafite, o carvão, pastel, tinta-da-china, aguarela, óleo e acrílico sobre diferentes tipos de papel e telas, em exercícios que conjugam o desenho com a pintura.
Na área da escultura serão abordadas técnicas de modelagem em barro, papier maché, gesso, com estrutura em arame ou madeira, e outros materiais, como as resinas e silicones.
No decorrer do Curso os estudantes vão conhecer a obra de artistas plásticos relevantes, com o objetivo de aprofundamento cultural, e que paralelamente, constituirão exemplos para os exercícios propostos de forma a fornecer bases de conhecimento sólido nas matérias, estimulando também a sua própria criatividade.

METODOLOGIA DE ENSINO 
Cada exercício prático é acompanhado de uma componente teórica adequada, de forma a fornecer bases essenciais para o seu desenvolvimento.
A componente teórica será adequada às matérias em estudo através de apresentações, filmes, visitas de estudo ou palestras em conjugação com a componente prática permitindo que constituam uma constante simbiótica na aprendizagem.
As técnicas pedagógicas a utilizar no decorrer do Curso consistem numa sequência pré-definida de exercícios específicos, com um grau de dificuldade gradual, acompanhados, como se disse, pela componente teórica favorecendo desta forma uma sólida evolução técnica, expressiva, mas também a evolução criativa otimizada por parte dos estudantes.
Nos ateliers de pintura ou escultura os estudantes terão a oportunidade de desenvolver os conhecimentos adquiridos nos módulos de desenho da figura humana, da natureza morta e paisagem, história e a teoria de arte.
A concretização de um projeto expositivo comum é parte integrante do Curso que permitirá ao estudante adquirir competências para prosseguir os seus projetos pessoais no mercado de trabalho. Serão abordadas metodologias para a montagem de exposições e de construção de portfólio.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO 
A avaliação da aprendizagem será efetuada em duas fases:
Avaliação contínua: no decorrer do curso e no âmbito de cada módulo, cada aluno será avaliado de acordo com a sua performance, aquisição de conhecimentos, evolução técnica e criativa e produtividade própria em aula.
Avaliação final: será analisado o portfolio, dossier e projeto final de cada aluno.

SINGULARIDADES DO CURSO 
> Forte apoio teórico no desenvolvimento prático dos trabalhos;
> Diversidade das temáticas e das técnicas abordadas;
> Desenvolvimento de projetos na área de interesse do estudante;
> Desenvolvimento de projetos para exposição no concelho e áreas envolventes;
> Visitas de estudo e de trabalho a museu/galerias de relevo;

SAÍDAS PROFISSIONAIS
> Pintor;
> Escultor;
> Artista Plástico;
> Cenógrafo;
> Ilustrador;
> Aderecista.


20 jan 2020
2a, 4a e 5a - 3x por semana - 14:00H - 17.30 ou Sábados
330
9 x 330€ + Inscrição 250€
Mais Informação

Plano de Estudos

Tortor Vulputate Condimentum Ipsum
Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec sed odio dui. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod.
x